sexta-feira, 17 de setembro de 2010

FALSIDADE CORROI O SER HUMANO


Frases sobre Falsidade
"A falsidade é suscetível de uma infinidade de combinações; mas a verdade só tem uma maneira de ser." (Jean-Jacques Rousseau)

"Que formosa aparência tem a falsidade." (William Shakespeare)

"O falso amigo e a sombra só nos acompanham quando o sol brilha."
(Benjamin Franklin)

"Tão logo a falsidade seja desmascarada, a violência nua terá que aparecer em toda sua hediondez - e a violência, derrotada, desaparecerá."
(Alexander Solzhenitsyn)

"Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma." (Buda)

"O caminho da verdade é único e simples; o da falsidade, vário e infinito."
(Padre Antônio Vieira)

"Tudo que é falso, é ruim, até mesmo a roupa emprestada. Se seu espírito não combina com a sua roupa, você está sujeito à infelicidade, porque é desta maneira que as pessoas se tornam hipócritas, perdendo o medo de agir mal e de dizer mentiras." (Ramakrishna)

"A verdadeira glória lança raízes e até se multiplica; tudo que é falso, dura pouco, como as florezinhas; e nada fingido pode ser duradouro." (Cícero)

"Falsos e hipócritas são aqueles que tudo fazem com palavras, mas na realidade nada fazem." (Demócrito)

"As pessoas direitas são guiadas pela honestidade. A maldade dos falsos é a sua própria desgraça." (Rei Salomão)

"O rosto enganador deve ocultar o que o falso coração sabe."
(William Shakespeare)

"O falso é tão vizinho do verdadeiro, que o sábio não deve aventurar-se num desfiladeiro tão perigoso." (Cícero)

"Nada é mais falso do que uma verdade estabelecida." (Millôr Fernandes)

"Prefiro até ser elogiado falsamente a ser criticado sinceramente." (Plauto)

"Detesto o que é falso em tudo como um inimigo da ventura." (Stendhal)

"A verdade não pode vir do falso." (Cícero)

"Seja verdadeiro consigo mesmo e não seja falso com os outros."
(Francis Bacon)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

VIDA


A vida: qual o seu significado? Essa é uma das questões centrais do pensamento filosófico que tem sido objeto de discussão e reflexão sobre a vida em todos os domínios do saber. Nas últimas décadas, depois de Charles Darwin ter explicado alguns conceitos sobre a evolução das espécies, intensificou-se as indagações e questionamentos sobre o surgimento da vida. Antes da teoria da evolução darwiniana, o processo que se acredita ter "facilitado" o "surgimento" da vida é a teoria do Big Bang. Partindo dessa hipótese, somos todos "poeiras das estrelas". Depois, segundo a teoria evolucionista darwiniana passamos por um processo evolutivo em que de "animais" (símios) tornamos-nos seres humanos racionais. Mas, as teorias que explicam o surgimento da vida em nosso Planeta - seja elas as biocosmológicas ou evolucionistas - até o momento não chegaram a uma conclusão quanto ao significado da vida. Talvez seja esse o motivo em que apesar de todo desenvolvimento científico, as religiões continuam proliferando, ja que estas prometem dar um sentido, uma resposta para a vida. Mas, qual é o problema de não haver um propósito, um significado para a vida? Sem um propósito a vida não teria sentido. O que adiantaria viver sabendo que nossas ações são inúteis e que todas as nossas crenças não tem significado? A vida seria inútil e não teria nenhum sentido vivê-lo. Isso acontece por exemplo com os suicidas. São pessoas que perderam a razão de viver. Para essas pessoas, a vida não tem mais significado, pois, não tem propósito para sua vida. As pessoas mais felizes são aquelas que mais significados têem para suas vidas. São pessoas comprometidas com a vida e com a realidade que os cerca e, por isso, têem razão para vivê-la.